Estudando para o LPIC 101

Bom, o que é LPI?
Ela é uma organização sem fins lucrativos[*] sediada no Canadá que possui um programa de certificação para a plataforma Linux que é reconhecido internacionalmente.

Website do LPI: http://www.lpi.org/

Basicamente, para provar oficialmente que você domina o Linux, você deve ter os certificados oferecidos pelo LPI.

E o que é o LPIC?
Estes são os certificados oferecidos, dividido em módulos e que são subdividos em exames:

  1. Junior Level Linux Professional (LPIC-1)

    1. Exam 101
    2. Exam 102
  2. Advanced Level Linux Professional (LPIC-2)

    1. Exam 201
    2. Exam 202
  3. Senior Level Linux Professional (LPIC-3)

    1. Exam 301
    2. Exam 302

Mais detalhes no Site da LPI

Pretendo prestar o exame para o “Junior Level Linux Professional LPIC-1”
Que é subdividido em 2 exames, o 101 e o 102.
Posso prestar apenas para o primeiro exame e depois prestar para o outro.

Em um âmbito geral, estou cursando Sistemas de Informação e pode ser muito útil pra mim uma certificação em Linux e isso já justifica minha decisão.

Mas eu não tenho pressa, o melhor é poder estudar e ter certeza que estou preparado, para não gastar dinheiro e ser reprovado.

Livro para estudos que eu recomendo a quem quer prestar a prova:
Certificação Linux LPI


Nota: Para fazer as provas deve-se pagar uma taxa, por isso não confunda. A LPI é uma organização sem fins lucrativos, porem, para oferecer um programa internacional, é preciso de verbas, etc…


  1. Não desprezes, mesmo as plataformas de formação online para certificações tais;)




Deixe um comentário