ShipIt do Ubuntu – A Saga das Seis Semanas

Começou hoje a minha saga, minha espera por um CD do Ubuntu. O máximo descrito no site era de seis semanas.

Bom, veremos não é verdade? E eu até acho legal, acabo dando mais valor para o meu CD. 🙂

shipit2.gif

O processo é super fácil, tudo que você precisa para pedir o seu CD é fazer um cadastro mínimo no site, daqueles que servem apenas para confirmar se você é mesmo um ser humano.

Depois de fazer a confirmação pelo link que chegará no seu e-mail, basta informar a quantidade de CDs e o endereço de entrega.

No formulário para fazer o pedido, é informado que se você quiser, é possível fazer um pedido maior que 10 unidades, mas eles fazem uma ressalva, dizendo que para isso é um processo um pouco mais longo e que seria essa forma mais interessante para professores que querem distribuir para seus alunos, por exemplo, ou então para uma distribuição em palestras e etc… (não me lembro das palavras exatas agora).

Sei que para alguns simplesmente olharão para este post e dirá: “Ah! Mais um falando sobre o envio gratuito do CD de instalação do Ubuntu. Grande coisa”. Mas o fato é que muitos dos meus leitores não são verdadeiros Geeks, mas são inteligentes e curiosos o bastante para experimentar coisas novas.

Portanto está é uma dica: Vá pedir o seu CD!!!

https://shipit.ubuntu.com/

Abraços para toda galera!

  1. Não cometa esse crime. NÃO PEÇAM ESTES CDs !

    Versões mais atuais que esses CDs enviados estão disponíveis para download. Como o Ubuntu lança versões a cada 6 meses, e o envio dura em média 2 meses, quando o CD chegar na sua casa estará mais do que desatualizado.

    Esses CDs custam dinheiro. Muito dinheiro. Cada dólar gasto com um CD desses desperdiçado é um dólar que deixou se der usado na divulgação do Linux.

    E pior, o mesmo patrocinador destes CDs é patrocinador de causas humanitárias na África. Então cada CD desse tem que ser muito bem usado e muito bem destinado. O desperdício dele poderia ser usado nessas questões humanitárias.

    Portanto, para que esperar 2 meses para receber em casa algo antigo ? Vá até http://www.ubuntu.com/download e faça o download de um ISO desse CD em versão mais atual.

  2. Renan

    Eu só acho vantagem pro pessoal que usa discada… é bem difícil baixar uma ISO de 700MB a 5KB/s.

  3. KurtKraut,

    Agradeço seu comentário, porem, não concordo plenamente com você.

    As pessoas responsáveis pelo envio dos CDs sabem muito bem quanto custa cada uma dessas mídias, com o envio, todo o processo não fica barato, porem, eles possuem métodos para filtrar os usuários e pelo menos diminuir a quantidade de envios desnecessários. Como é o caso para pedidos acima de 10 unidades do CDs.

    Tenho certeza que não estou atrapalhando a causa que move a comunidade Ubuntu, pelo contrario, terei o maior prazer em retornar a entrar no site oficial e colaborar com o meu feedback.

    Você disse:

    Cada dólar gasto com um CD desses desperdiçado é um dólar que deixou se der usado na divulgação do Linux.

    Eu acredito que o envio desses CDs são uma excelente forma de divulgação.

    Portanto, continuo com a minha opinião, e não acredito que tenha cometido nenhum crime.

    Eu concordo em uma questão. Esse dinheiro deve ser respeitado, todo o projeto e a comunidade também. Acho um desperdício pedir mais de 1 CD acreditando que isso não tem um custo.

    Eu respeito sua opinião porem fiquei chateado pelo seu protesto, especialmente citando o pedido do CD como um ato criminoso.

    Em meu blog, sempre que quiser, fique à vontade em fazer seu comentário.

    Você sempre será bem vindo aqui, pois acompanho o seu blog e acha muito legal os assuntos tratados por você.

    Abraço.

  4. Aí é que você se engana. Pedir um CD é pior do que pedir 50. O custo de envio de um CD é quase o mesmo que 50. O custo das mídias frente ao envio internacional é ínfimo. Portanto, pedir 1 CD é o cúmulo do desperdício.

    Não estimule que as pessoas solicitem esse CD. Por gentileza, remova essa convocatória do seu post.

    Peço também que por favor leia este artigo: http://planeta.ubuntubrasil.org/post/925

    E reconsidere seu posicionamento.

  5. Esqueci também de indicar o http://wiki.ubuntubrasil.org/CDsNoBrasil

    Nesse wiki, pessoas que já têm estes CDs podem combinar um ponto de encontro na sua cidade e repassar quantos CDs você.

    Também há o pessoal que coloca nesse wiki a palavra ‘gravado’. Significam que eles recebem por correspondência mídias virgens, gravam para você e mandam de volta o CD gravado.

    Nossa comunidade oferece várias alternativas a esses CDs justamente pelo mal uso que fazem do ShipIt. Mais uma vez repito: não estimule o ‘de graça até injeção na testa’. Não estimule a solicitação de CDs do ShipIt !

  6. Vinicius Depizzol

    Cara, peça seu CD através da página http://wiki.ubuntubrasil.org/CDsNoBrasil . Além do mais, quando seu CD chegar, já vão ter lançado a próxima versão do Ubuntu. Por favor, troque a sua “dica” pelo endereço da página de CDs no Brasil do wiki do Ubuntu-br.

  7. thebluesgnr

    Eu pedi CD’s do Dapper dias antes do lançamento e até hoje não chegaram.

    Mas de qualquer forma: peça CD’s no Shipit.com. Se possível peça mais de um, e distribua para seus amigos. É para isso que esse serviço existe.

    Quando o Edgy for lançado, eles vão continuar a enviar CD’s do Dapper, mas não tem problema; eu recomendo a estabilidade e suporte do Dapper para quem não é fã de software livre.

  8. Flávio

    Eu estou no meu 3º pedido de CDs.

    Pedi 10 de cada vez e distribuí muitos CDs do ubuntu.
    Os CDs prensados causam uma excelente impressão,
    e já consegui + 8 usuários, contra 0 com os CDs
    queimados.

    Espero conseguir convencer mais pessoas a instalarem
    e usarem o ubuntu.

    Mas tem uma coisa que eu concordo. peça 10 de cada
    vez.

    Assim, vc pode distribuir e ajudar a diminuir os custos.

    Um grande abraço.

  9. Flávio

    Ah! esqueci de dizer que comigo o prazo de entrega
    funcionou perfeitamente.

    Se precisar de alguns CDs, meus 10 novos devem
    chegar essa semana.

    Boa sorte!

  10. Mudei a ordem desta minha mensagem para poder agradecer ao Flavio com o seu comentario. Portanto, Flavio, muito obrigado.

    Gostaria de agradecer aos outros comentários também, o colega thebluesgnr me lembrou de uma coisa que esqueci de dizer anteriormente.
    Não quero uma versão mais recente. Quero a versão LTS do Ubuntu, a não ser que exista uma versão mais recente LTS que o Dapper, portanto, continuarei com o meu pedido.

    Entrando no canal #ubuntu-br, recebi a mesma desaprovação do usuário KurtKraut. Eu estava utilizando um nick qualquer, não sou freqüente no IRC e nem tenho mais nick registrado.

    No canal #ubuntu-pt, por acaso, falei com outro brasileiro que estava de passagem por lá, ele disse que concorda com o pedido e colocou um adendo a questão. Disse que se o custo é quase o mesmo de 1 ou mais CDs, seria melhor pedir mais que 1 e distribuir para amigos. Agora até considero o pedido de mais alguns.

    Outro usuário, este realmente português disse:

    Quanto à comunidade, não sei, a minha opinião pessoal é que é uma optima forma de promover o sistema operativo, levando mais facilmente quem não o conhece a experimentar, pois poucos são os que arriscam fazer o download, mas depois de ter um cd na mão, ‘porque não?’! Eu sou completamente a favor, e acho que é uma optima iniciativa!

    Uma coisa que gostaria de falar por ultimo é:

    Não pediria CDs para outros usuários brasileiros porque nada me garante o que estará vindo no CD, pode parecer radicalismo estremo mas quero receber um produto de qualidade na qual posso confiar. Hoje em dia não podemos mais confiar tanto na boa vontade das pessoas, alem do que não é a boa vontade de uma velhinha, e sim de usuários que possuem conhecimentos técnicos que podem fazer o quiserem com a distribuição. Não seria uma surpresa quando eu instalar o Ubuntu recebido de outra pessoa e na tela de login encontrasse algo como: “Distribuído por H4ck3r-B0y”.

    Podem dizer que é querer demais receber um produto de qualidade na qual posso confiar, mas isso é uma das coisas que a comunidade Ubuntu difundi. A qualidade e confiança de sua distro.

    Se for para pedir CDs a outra pessoa, faria a um conhecido próximo e não a uma pessoa estranha.

    Não informaria o meu endereço e muito menos me encontraria com alguem que nunca vi antes.

    Pesso ao site oficial, no qual é seguro.

    Muito obrigado a todos novamente.

  11. Os CDs são todos iguais. Se você fizer uma checagem md5 do CD que te mandarem por correspondência e ela coincidir com as chaves md5 expostas no site do Ubuntu significa que o CD que você é absolutamente fidedigno ao CD do Ubuntu.

    Não existe nenhuma perda de qualidade nesse sentido.

    Mais uma vez: chega de ‘de graça até injeção na testa’.

    O abuso desses CDs é tão recorrente que o Edgy não será distribuído pelo ShipIt. A torneira tem limite de água e ela já está fechando.

  12. A versão Edgy não vai ser distribuida em CDs pelo ShipIt simplemente porque não é uma LTS.

  13. Vinicius Depizzol

    Sassara, aí é que você se engana. A versão 5.10 do ubuntu não era LTS e mesmo assim era distribuída pelo Shipit.

    Eles gastam mais de 5 EUROS para cada envelope de CD enviado. Para que transportar dados por avião se dá para transportar por cabos de internet?

  14. Porque não da para carregar dados na bolsa com cabos.

    E como comentaram acima, causam boa impressão para a distribuição.

    Eles distribuiram a versão 5.10 porque não havia a Dapper. Agora com ela, a não ser que saia outra. Ela será distribuida.

    Obrigado pelo resposta Vinicius.




Deixe uma Resposta

